quarta-feira, 5 de agosto de 2015
Escolas municipais iniciam projeto O Transito e Eu
Escolas de Curitiba começaram a desenvolver o projeto O Trânsito e Eu, voltado à formação de cidadãos conscientes para o trânsito seguro. As atividades serão desenvolvidas com 18 mil estudantes, de 7 a 9 anos, de turmas do 3.º ano do ensino fundamental, em 184 escolas. O lançamento do projeto aconteceu na tarde desta terça-feira (4) na Escola Municipal Araucária, no Boa Vista.
Resultado de uma parceria entre o Instituto Renault e Prefeitura de Curitiba – por meio das secretarias municipais de Educação e de Trânsito - e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná, o projeto reúne atividades teóricas e práticas que serão trabalhadas dentro e fora de sala de aula. “Comemoramos uma importante ação conjunta que nos permitirá orientar os estudantes, e por meio deles as suas famílias, sobre a importância de se comportar no trânsito e preservar o meio ambiente”, disse vice-prefeita e secretária municipal do Trabalho e emprego, Mírian Gonçalves.
O desenvolvimento do projeto, que é coordenado pelo Instituto Renault, começou no fim de julho com a capacitação de um grupo de 450 professores da rede municipal que atuam nas turmas dos 3.º anos. Durante o curso, os profissionais receberam e foram orientados como melhor aproveitar os kits de materiais educativos que serão usados nas atividades.
Os kits educativos do projeto são ilustrados e de fácil compreensão, elaborado por educadores, e empregam diferentes ferramentas pedagógicas. Depois da fase teórica, os estudantes passarão para parte prática, em aulas com minicarros elétricos que serão conduzidos na Escola Pública de Trânsito. A escola é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Trânsito e fica na Casa Klemtz, no bairro Fazendinha. Lá os estudantes vão conduzir os minicarros sob a orientação e supervisão de educadores para poderem vivenciar e aprender a se comportar neste ambiente.
A secretária municipal da educação, Roberlayne Roballo, destacou como o novo projeto reforçará a educação para o trânsito,que já é feito na rede municipal de ensino. “A partir do projeto, os estudantes vivenciarão também experiências de cidadania. São atividades para reforçar as aprendizagens dos estudantes que serão envolvidos também em aulas práticas”, disse Roberlayne.
Os kits entregues aos professores durante a formação contêm apostila ilustrada, elaborada por educadores, que empregam diferentes ferramentas pedagógicas para orientar e conscientizar os estudantes sobre segurança e mobilidade. “Por meio desse projeto, conseguiremos orientar crianças neste importante período de desenvolvimento sobre como compreender o comportamento nos diferentes modais de trânsito, além de incentivá-las ao modal de trânsito elétrico", disse a secretária municipal de trânsito, Luiza Simonelli.
O Programa O Trânsito e Eu é uma iniciativa do Grupo Renault e em seus 15 anos de atividades alcançou 35 países, onde foram distribuídos cerca de 730 mil kits educativos e beneficiadas aproximadamente 13 milhões de pessoas. "A Renault desenvolve diversas ações que contribuem com a educação para a segurança no trânsito junto a públicos de diferentes idades. O ingresso de Curitiba, que é uma referência em mobilidade urbana, é um reforço importante para visibilidade do programa”, destaca Caíque Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault e Diretor de Comunicação da Renault.
Os estudantes aprovaram o inicio do projeto. “Já sei tudo sobre sinalização e agora vou aprender sobre como dirigir”, disse o estudante Wagner Gonçalves, de 8 anos. A colega Micaela de Souza, também de 8 anos, está curiosa com o que vai aprender no projeto. “O material é tão bonito que deve ser divertido “, disse a estudante. A professora da dupla, Valdirene Colaço Alves, está animada para o início das atividades com a turma. “O diferencial do projeto é que as experiências não se restringem à sala de aula e as crianças vão multiplicarem o que aprenderão em suas famílias”, disse Valdirene.
Assinar:
Postagens (Atom)